Você já sabe falar na expressão “ikigai”?
O conceito é japonês e vem de um grupo de ilhas que fica ao sul do Japão, chamado Okinawa. Não existe exatamente uma tradução para o termo, mas uma ideia aproximada seria algo como “razão de ser” e / ou “propósito de vida”.
Neurocientista japonês Ken Mogi, autor do livro intitulado “Ikigai: Os cinco passos para encontrar seu propósito de vida e ser mais feliz”, publicado em 2018, Segundo Mogi, “Ikigai é a sua razão de viver”, “é o motivo que faz você acordar todos os dias ”. O autor também saliente que é “muito importante identificar como coisas que você gosta de fazer e que dão prazer, porque elas dão amor à vida e levam a uma existência longa e feliz” fazendo você viver com mais leveza e plenitude.
Além disso, o termo japonês, além de felicidade também está ligado à vitalidade, além da felicidade e plenitude. “Se você encontrar algo que dê sentido à sua vida, isso o faz seguir em frente e o motivado”, destacam, os autores espanhóis Francesc Miralles e Hector Garcia, escreveu uma obra “Ikigai: Os segredos dos japoneses para uma vida longa e feliz ”, Publicado em 2018, pela editora Intrínseca.
O IKIGAI também é muito aplicado ao campo do empreendedorismo seguindo o seguinte raciocínio: quem quer iniciar um negócio precisa, primeiro, encontrar o seu propósito para empreender. Ou seja, pensar bastante, justamente, em como questões: qual a sua razão de ser? o que ama fazer? o que consegue fazer melhor? e de que forma capitalizar o que ama fazer?
Nesse sentido mais corporativo entra, ainda, outra expressão – chamada “Golden Circle” (ou Golden Circles). Essa, em tradução para o português, significa Círculo Dourado (ou Círculos Dourados).
O conceito foi criado pelo britânico Simon Sinek, que é referência para empreendedores em todo o mundo e autor de best-sellers como: “Comece pelo porquê” e “Encontre seu porquê”, ambos publicados em 2018, pela editora Sextante. A intenção dele com o Círculo de Ouro é explicar onde está o diferencial de líderes e organizações inspiradores.
O modelo é simbolizado com três círculos: o primeiro, e maior círculo, representação o “o que”; o segundo, que é menor e está dentro do primeiro, representa o “como”; e o terceiro que, por sua vez, está dentro do segundo, representado o “porquê”.
Na prática, e dentro do contexto empresarial, o Círculo Dourado é uma maneira de mostrar que a maioria ou, mesmo, todas as empresas sabem definir facilmente a parte do “o que” – ou seja, quais são os serviços que prestam, os produtos que vendem, a qual indústria, setor ou segmento pertence e quem são seus concorrentes. Já o número de companhias que têm estabelecido o “como” (como fazem isso) é menor – visto que isso envolve fatores como os diferenciais do negócio e critérios bem definidos, dentre outros aspectos.
Por sua vez, a quantidade de companhias que compreendem ou explicar, de fato, o “porquê” (porquê fazem o que fazem) é, ainda, bem mais baixo.
Quem consegue definir esses três círculos é quem está com o seu negócio bem alinhado com seus objetivos, objetivos, missão e valores – e umas das grandes consequências disso é o maior engajamento com o público. E, no mundo dos negócios, sabe-se bem uma empresa do engajamento para o sucesso da empresa.