Investir no próprio autoconhecimento é algo que pode trazer inúmeros benefícios, não apenas para a vida pessoal, mas também no âmbito profissional. Atualmente, uma das melhores formas de alcançar esse objetivo é através da descoberta de perfis comportamentais, um instrumento que permite conhecer diversas questões relacionadas a cada indivíduo.
Na esfera profissional, esse teste costuma fazer parte dos processos de recrutamento de empresas, pois facilita aos gestores a tarefa de selecionar perguntas / identificar critérios para definir quais são os melhores candidatos em relação à cultura da empresa e à carga da vaga.
Para os candidatos, o autoconhecimento adquirido através desses testes ajuda a entender em quais cargas e ambientes de trabalho eles possuem melhores chances de se destacar e crescer profissionalmente.
No início do século XX, o especialista em psicologia William Marston, PhD no assunto pela Universidade de Harvard, criou uma teoria “DISC” para definir as emoções dos hábitos. Essa teoria foi exposta em seu livro “As emoções das pessoas normais”, em que Marston define os quatro tipos comportamentais mais importantes, iniciados formam a sigla “DISC”:
* Dominância (DOMINANTE): relacionado ao poder e à assertividade.
* Influência (INFLUENTE): pessoa com habilidades de comunicação e relações interpessoais.
* Estabilidade (ESTÁVEL): associado à paciência e perseverança.
* Conscienciosidade (CAUTELOSO): cautela e organização.
A metodologia DISC, popular conhecida e usada nos dias de hoje por especialistas na área de gerenciamento e desenvolvimento humano, se baseia-se na identificação de recursos comportamentais dominantes em cada pessoa. Seu princípio básico é que, ao conhecer o perfil comportamental de um indivíduo, torna-se possível tomar decisões embasadas no potencial dos desejados que conformam uma equipe de trabalho para otimizar sua produtividade.
Graças às informações sobre perfis comportamentais, o método DISC permite uma maior assertividade no gerenciamento de pessoas e em seu desenvolvimento. Isso acontece porque todas as pessoas são analisadas segundo os seus perfis dominantes, sem considerar nenhum deles melhor do que outro. Desta forma, é possível identificar quais perfis são mais adequados para funções de função de características e competências importantes para a realização de um determinado trabalho.
Graças às informações sobre perfis comportamentais, o método DISC permite uma maior assertividade no gerenciamento de pessoas e em seu desenvolvimento. Isso acontece porque todas as pessoas são analisadas segundo os seus perfis dominantes, sem considerar nenhum deles melhor do que outro. Desta forma, é possível identificar quais perfis são mais adequados para funções de função de características e competências importantes para a realização de um determinado trabalho.
OS QUATRO PERFIS DO RELATÓRIO DISC DE ANÁLISE COMPORTAMENTAL
Entre os perfis, é fundamental ter em mente que todas as pessoas possuem atributos dos quatro. Portanto, o relatório de Análise Comportamental se concentra nos registros “predominantes”. De forma geral, é comum que um indivíduo tenha um ou dois registros em que as tendências de comportamento são notadas de modo mais evidente.
Reconhecer esses métodos comportamentais a partir da metodologia DISC é uma ferramenta essencial para a gestão de pessoas e um ótimo método para que cada indivíduo aprenda mais sobre si mesmo e pode investir melhor em sua qualidade de vida. Sendo assim, a seguir estão os quatro perfis e seus principais recursos.
DOMINANTE
O perfil dos DOMINANTES apresenta duas características principais que orientam seu comportamento: velocidade e resultado. São pessoas movidas pela ação, que podem exibir o resultado de seu trabalho. Além disso, também são muito dinâmicas, ativas eçadas esforçadas no âmbito profissional.
Traços que costumam ser virados à capacidade de liderança também podem ser encontrados neste perfil, como confiança, tendência a assumir riscos, opiniões fortes e uma grande vontade de defender a importância de suas ideias. Quando um executor deseja fazer algo, ele realmente acredita que pode usa-lo, diz para si mesmo que é capaz e, em muitos casos, consegue.
Este perfil mostra grande determinação e empenho, além de muita independência e iniciativa. Ágil e com um raciocínio lógico apurado, esse perfil comportamental é motivado por desafios, pois os obstáculos são compreendidos como incentivos para superar-se cada vez mais.
INFLUENTE
Os INFLUENTES valorizam a conexão entre pessoas, portanto, seu perfil é mais orientado para lidar com relações interpessoais. Suas habilidades facilitam o estabelecimento de vínculos de confiança, um requisito valioso dentro do local de trabalho. Eles trabalham em equipe, de forma orgânica, se superam junto aos colegas e costumam conviver bem com todos.
Não por acaso, esse perfil é ótimo para a comunicação. São pessoas muito sociáveis, falantes e extrovertidas. Muitas também contaminam um excelente poder de persuasão e uma boa capacidade de argumentação. Para valorizar sua capacidade de relacionamento social, os comunicadores podem precisar do reconhecimento de seus superiores.
Além disso, são pessoas que apreciam rotinas atarefadas e novos compromissos e atividades representam estímulos. Os comunicadores integram rapidamente tudo o que é novo, pois são flexíveis e detestam o marasmo. Por fim, trata-se de pessoas criativas e otimistas na tomada de decisões.
ESTÁVEL
O ideal comum para ESTÁVEIS é clareza. Em outras palavras, esse perfil valoriza a harmonia e o equilíbrio. Isso significa que as pessoas que sentem mais motivadas em cenários de seguros e previsíveis. São prudentes e atenciosas, com grande autocontrole. Também costumam estudar a rotina e agir de acordo com normas de responsabilidade. São considerados estáveis e disciplinadas.
A importância dada ao fator de segurança significa que os planejadores devem sempre saber por onde caminham. Isso os ajuda a pensar estrategicamente, o que é ótimo para definir novas metas e planos de ação. Os planejadores ainda podem ser incluídos como observadores e pacientes, até mesmo em ocasiões de crise.
CAUTELOSO
O perfil CAUTELOSO tem uma qualidade como parâmetro norteador. Suas habilidades permitem lidar com processos nos quais foram identificados problemas, ou na execução de um conjunto de tarefas. Seu nível de desempenho é alto, dada a importância que aos detalhes e ao aperfeiçoamento.
Nos separadores interpessoais, eles costumam agir de forma retraída e discreta. Apesar de serem considerados considerados, especialmente em relação às críticas, eles são mais reservados e não são considerados seus sentimentos facilmente. Os analistas podem ser propensos à arte, precisamente por sua grande sensibilidade. Além disso, são rápidos e inteligentes, com uma excelente capacidade de raciocínio lógico.
O método DISC, um procedimento completo e abrangida, é bastante eficaz para levar ao autoconhecimento e auxiliar em diversos aspectos pessoais e profissionais, incluindo o objetivo de entender melhor sobre si mesmo e alcançar um bom nível de qualidade de vida.